domingo, 19 de setembro de 2010

Projeto Ecco beneficia mais duas escolas:


A experiência positiva do desenvolvimento do Projeto Ecco (Educação, Cidadania e Comunicação) na Escola Municipal de Educação Fundamental Menino Deus levou à expansão das atividades e agora beneficia mais duas escolas públicas. Nesta semana houve implantação do programa no Colégio Estadual Monte Alverne e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder. O projeto tem foco na comunicação e, por isso, busca desenvolver a leitura crítica da produção midiática e discutir sobre cidadania com os jovens estudantes.


O projeto é realizado pela Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz e conta com o trabalho voluntário dos jornalistas Mirela Hoeltz, Hélio Afonso Etges e Elemir Polese, além da equipe da Fundação Gazeta. O projeto possui ainda o apoio de parceiros, como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Secretaria Municipal de Educação (Smec) e a empresa Mercur. Para o desenvolvimento das atividades, as salas são equipadas com computadores Apple iMac e outros equipamentos que permitem o acesso democrático aos meios de comunicação. Os adolescentes têm atividades uma vez por semana.

O lançamento do Ecco no Colégio Monte Alverne ocorreu quarta-feira, quando foram instalados os computadores e os jovens tiveram o primeiro encontro com os jornalistas e os representantes da Fundação Gazeta. Inicialmente foi fixado o período de duração das atividades de 15 de setembro até 24 de novembro, todas as quartas-feiras pela manhã para alunos do ensino médio. No lançamento foram definidas as ações a serem realizadas e houve confraternização com alunos e educadores.

No Colégio Monte Alverne, o professor Nelson Jandrey vai acompanhar o desenvolvimento do projeto. “Tudo o que vier ao encontro dos interesses do aluno terá nossa acolhida.” A diretora Silvia Wermuth também demonstrou satisfação. “Essa parceria com a fundação se soma a outras que já desenvolvemos e é uma iniciativa bem pertinente à necessidade dos alunos”, salientou.

Entre os alunos de Monte Alverne que participam do projeto estão Brendow Gollmann, de 16 anos, e Lidiane Henn, de 18. No primeiro encontro, eles já se familiarizaram com os equipamentos e conheceram os jornalistas. “Sempre gostei da área da comunicação e quero aproveitar essa oportunidade para aprender ainda mais”, disse Lidiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário