terça-feira, 23 de agosto de 2011

Amizades pelo caminho:




Brendon da Silva, de 10 anos, levanta o braço e bate com a palma da mão na do professor. É assim que eles se cumprimentam. Enquanto isso, um outro aluno, Eduardo Flores, conhecido por Dudu, de 7 anos, coloca o boné na cabeça, vai até a porta e s mostra pronto para a caminhada. Mais à frente, Miguel Vieira e Matheus Cardozo ficam ao lado do educador com a camiseta do Grêmio. Dudu lembra a todos que é do mesmo time. Ele é o mais falante do grupo e revela um pouco de si e outro tanto sobre os outros. Conta que gosta de música, que minutos antes teria cantado Mãezinha do Céu com os colegas, que no almoço teria provado arroz e feijão preparado pela mãe, a Ane, e que o pai chama-se Deco.
Dudu conta ainda que tem uma cachorrinha, a Lica, que o motorista que o leva à escola todos os dias é o Bira e, de repente, entre uma novidade e outra, seu boné é levado pelo vento. “Não posso ficar sem boné. Vou ficar loiro se eu ficar sem boné neste sol”, acredita ele.
Depois de percorrer três quadras, Dudu e os demais encontram uma amiga no caminho. Recebem um beijo na bochecha e cada um reage à sua maneira. Um sorri, outro fica indiferente, outro ainda retribui com a mesma intensidade. Ela se identifica e diz que é Eduarda da Silva Barreto, que tem 17 anos e tem muito carinho pelos meninos. Depois da pausa e da troca de afagos, a caminhada prossegue.
Dudu começa a descrever o que vê: “Aqui é o mercado onde a gente compra bolacha, ali é uma igreja, lá tem o ‘n’ da nuvem, do outro lado fica a Unisc. A atividade física termina e 40 minutos depois chegam ao ponto de partida: a Escola Municipal Luiz Schroeder, do Bairro Universitário, de Santa Cruz do Sul. É ali, na Rua Dona Flora, que de terça a sexta-feira, alunos autistas são recebidos pelos educadores Fridolino Schneider, o Fred, Vaneza da Rosa, Janete Goettert e Luciene Calazans.

AUTISMO – Além de Eduardo, Miguel, Mateus e Brendon, que estão sempre lá no turno da tarde, no da manhã também são atendidos quatro estudantes: Carolina Göttems, Luciani Thiesen, Manuela Pfaf-fenzeller e William Greine. Todos sofrem, em proporções diferentes, de algumas limitações causadas pelo autismo. Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema é: “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”. Na Escola Luiz Schroeder, coragem é o que se vê o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário