sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROJETO CIENTÍFICO - 7ª Série:

Em agosto foi iniciado o projeto científico Sustentabilidade e Educação Ambiental na Escola, com a 7ª série, tendo como orientadora a profª de Ciências Mariluci, com a colaboração da profª de Artes Ana Patrícia e do Técnico Agrícola Gelso.
Partindo da necessidade que sentimos em separar o lixo na escola, montamos o projeto e tratamos em colocá-lo em prática. Nossa maior dúvida – problema - era de saber se os alunos, professores e funcionários colaborariam com a separação do lixo.
Foram feitas pesquisas em livros e na internet. Confeccionaram-se lixeiras para o descarte de chiclete e do lixo orgânico separadamente, com caixinhas de leite, nas aulas de Artes. Para o lixo seco utilizou-se de caixas de papelão e para o descarte do papel (folhas de caderno, revistas, cartolinas) aproveitou-se as lixeiras já existentes nas salas.






Para a distribuição das lixeiras nas salas, a turma responsável passou em todas as salas de aula, refeitório e sala dos professores, onde deram orientações de como e por que separar o lixo. As caixinhas de leite foram presas a ganchos nas paredes, pelo Técnico Gelso.




Duas vezes por semana um trio de alunos da 7ª passa em todas as salas, recolhendo os materiais. O lixo seco é descartado em lixeiras maiores no saguão da escola, bem como os chicletes, embalados separadamente em sacolas, para não grudarem no lixo seco; o lixo orgânico proveniente das salas de aula e do refeitório é colocado na composteira, onde o material é revolvido com a terra, para não atrair ratos. O húmus é utilizado na horta escolar. Os papeis são guardados na sala de Ciências, onde são reciclados, para posterior reutilização como cartões nas atividades escolares com a comunidade.






O trabalho foi apresentado durante a Mostra Científica, no dia 25 de setembro, nas dependências da escola. Procurou-se deixar bem claro que esse projeto é de toda a escola, pois depende de todos para que se concretize.




Foi feito uma visitação com os alunos da 7ª série à Cooperativa de Catadores do município, a fim de tomarem conhecimento da importância de separar o lixo, tanto para a preservação do meio ambiente quanto para os catadores que retiram sua subsistência desse trabalho digno e fundamental para nossa sociedade.







Observou-se que a maioria dos alunos, bem como os professores e funcionários, estão separando o lixo adequadamente, contribuindo para a reutilização, reciclagem e descarte correto dos materiais produzidos na escola.
Esperamos que esse projeto se estenda a toda comunidade, pois assim estaremos contribuindo para a diminuição do lixo orgânico nos lixões e aterros, e para a facilitar o trabalho dos catadores da nossa localidade. O projeto começou em agosto de 2012, e se estenderá enquanto a escola existir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário