sexta-feira, 26 de julho de 2013



Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder congratula-se com o fato de ter instalada a tradição de celebrar o Dia Nacional dos Avós, no dia 26 de Julho.
A chamada de atenção que cada ano se faz, reforça a importância de que se revestem os Avós no seio de uma Família.
Num mundo apressado, com amnésia generalizada sobre o seu passado, angustiada quanto ao futuro e á deriva na atualidade, os Avós são, ou devem ser, como que bússolas que apontam rumos ou âncoras de estabilidade, na discrição que se impõe na sua atuação junto dos filhos e dos netos.
Os Avós, como elos de uma longa cadeia de gerações que é cada Família, são figuras importantíssimas e a quem a sociedade deve respeitar e amar.
Não sendo nem devendo ser “pais duas vezes”, os Avós, são raras vezes, referências estruturantes no seio da Família, sobretudo quando a saúde, a disponibilidade e a proximidade proporcionam o contato com os netos.
Esta relação, quando efetiva e carregada de afeto, pode favorecer um desenvolvimento equilibrado de cada criança.
A falta dos Avós no processo do crescimento das novas gerações é, sem dúvida, um fator de empobrecimento cultural, social e espiritual. Os Avós deverão ser, pois, um suporte afetivo no desenvolvimento de cada criança e jovem. O corte afetivo com os Avós é sempre penalizador, para uns e para outros. Por isso, faz sentido celebrarmos os Avós e, com o crescente aumento de esperança de vida, talvez começarmos a pensar nos Bisavós que são cada vez mais e a quem nem sempre se dá a devida atenção já que, não raras vezes, vivem já com severas limitações, mas carecendo sempre de ser amados. Neste Dia Nacional dos Avós, não deixaremos de recordar os que já partiram. Eles também não devem ser esquecidos! Para todos os Avós, a Escola Pequeno Polegar deseja um dia repleto de Afetos e de Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário